Imagem enfeite de um clips

PALESTRANTES

Alessandra Aparecida Ribeiro Costa

Licenciada em Ciências Biológicas, com Pós-Graduação em Ecologia e Educação Ambiental e em Gestão Escolar. Cursos de Extensão Universitária em Orientação e Mobilidade e em Audiodescrição. Curso Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual, categoria especialização. Atua no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sendo responsável por todas as unidades de ensino no Estado de São Paulo. Membro da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal.

Alessandro Bueno

Publicitário e pedagogo, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Tem mais de 20 anos de experiência em soluçðes de Produtividade, Colaboração, Business Intelligence, Mobilidade e Cloud Computing. Na Microsoft já atuou como especialista de soluçðes em tecnológicas, gerente de soluçðes de produtividade, gerente de marketing do Windows, gerente de marketing para o segmento de grandes empresas, gerente de parceiros e líder do time de desenvolvimento de negócios em inovação. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de negócios em empresas com produtos ou serviços voltados para Nuvem.

Alexandre Machado Rocha

Engenheiro com experiência em projetos de desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva para o setor de transporte aéreo no InovaLab@POLI. Professor de Inovação e Design no curso de Engenharia de Inovação no ISITEC (Instituto Superior de Inovação e Tecnologia). Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela EESC-USP e mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Além disso, possui experiência como consultor de processos e TI com foco em gestão, produção e manutenção industrial.

Andre Leme Fleury

Professor na Engenharia de Produção (Poli) e no Design (FAU) da USP, onde pesquisa referenciais, técnicas e métodos para o estabelecimento de novos modelos de negócios baseados em produtos e serviços tecnológicos nas áreas de saúde e educação. Coordena iniciativas de empreendedorismo da Agência USP de Inovação. Desenvolve projetos internacionais com as Universidades de Cambridge, Stanford e Trinity College Dublin.

Cid Torquato

Natural de Mogi das Cruzes, é advogado, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi executivo da Lowe & Partners América Latina, StarMedia Networks, assessor em Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Governo FHC, e fundador da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. É membro do World Summit Award, principal premiação global de conteúdo digital, bem como conselheiro do CONADE (Conselho Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e coordenador do MAIS+ Movimento Acessibilidade Digital e Internet Segura, da Camara-e.net. Autor de livros sobre Economia Digital e Comércio Eletrônico, escreveu Empreendedorismo sem Fronteiras, Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência, após ficar tetraplégico em 2007. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, até ser convidado para assumir a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. É casado com Fabienne Muzy e pai de Nicolau e Nina.

Douglas Eduardo Zampieri

Foi Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (1994-1998) e Diretor-Executivo do Escritório de Difusão e Inovação Tecnológica da Unicamp (1998-2002). Fez parte da Coordenação das Engenharias III da Capes (1989-1999). Atualmente é Coordenador Adjunto de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecatrônica e Robótica, Vibrações e Controle, Dinâmica Veicular, Navegação Autônoma baseada em Monovisão.

Fabio Kon

Professor Titular de Ciência da Computação do IME-USP e Coordenador Adjunto de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Realiza pesquisas na área de Cidades Inteligentes e Software e atua no ecossistema paulista de startups incentivando a inovação tecnológica.

Flavio Grynszpan

Graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, com mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ e doutorado em Biomedical Engineering pela University of Pennsylvania, EUA. Foi vice-presidente da IASP- Associação Internacional de Parques Tecnológicos (1986 a 1988), membro do Conselho Técnico-Cientifico da CAPES (1975) e membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1998 a 2002). Coordena e é instrutor dos Programas de Capacitação de startups do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP. Criou e dirige o Instituto i-Corps Brazil, focado na transferência de resultados de pesquisa através da criação de startups inovadoras.

Giulia Yosue Kawakami Pereira

Estudante do curso de Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Bauru. Idealizadora do TOGOTOY - um brinquedo inclusivo desenhado para crianças videntes e com deficiência visual. Seu interesse em design assistivo sempre norteou seus projetos e pesquisas na universidade, refletindo especialmente sobre como tornar o design gráfico mais agregador e inclusivo. Trabalhou na área de Marketing da gestão da ONG Um Litro de Luz Brasil.

Julio Oliveto

Engenheiro Mestre Mecatrônico responsável pelo produto Kit Livre, desenvolveu o equipamento a partir de pesquisas acadêmicas durante o Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica da UNESP, campus de Guaratinguetá/SP.

Lois Neubauer

Mais de 20 anos com experiência na área de tecnologia e desenvolvimento. Atualmente faz parte do time de desenvolvimento de Parceiros Microsoft. Militante dos movimentos sociais na luta de garantias de direitos das pessoas com deficiência há mais de 20 anos, atuou em diversas Organizações do terceiro setor como 3IN, PPP, Instituto Paradigma e é um dos fundadores da Mais Diferenças, OSCIP focada em educação inclusiva. Integrou a delegação Brasileira no processo de desenvolvimento e acompanhamento da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência na ONU.

Luciano Faustinoni

Com mais de 16 anos de experiência em Tecnologia da Informação - TI, Luciano já integrou equipes de desenvolvimento em vários países (Brasil, EUA, índia, China), tendo atuado como líder executivo da SAP para uma implementação mundial, bem como em Recursos e Capacidade focados na construção de TI para entrega de serviços. Construiu na IBM América Latina um local de trabalho para inovação, oferecendo projetos em Inteligência Artificial, Móvel e Blockchain. Além disso, implementou uma abordagem de utilização do Design Thinking para integrar e criar um modelo de proposição de valor para o negócio.

Maria Elizete Kunkel

Coordenadora do Grupo de pesquisa de Biomecânica e Forense da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada em Física (UFC), Especialista em Jornalismo Científico (UNICAMP), MSc em Bioengenharia (USP) e PhD em Biomecânica (Universität Ulm, Alemanha). Bolsista de produtividade do CNPq DT2. Docente e pesquisadora da Eng. Biomédica e Programas de Mestrado Profissional de Inovação Tecnológica da Unifesp. Coordena o Programa Mao3D e outros projetos de desenvolvimento de produtos de Tecnologia Assistiva.

Marcos Cruz

Bacharel em Administração de Empresas e Economia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), Pós-Graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente trabalha na Assessoria de Inovação Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e estuda Licenciatura Plena em Ciência e Biologia, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mario Fernandez Alvitti

Graduado em Gestão de Segurança Privada, atuou como enfermeiro durante 10 anos e foi Sargento no Exército Brasileiro durante 5 anos. é CEO da empresa FlyChildren, desenvolvedora de solução para mobilidade de crianças com paraplegia.

Naira Bonifacio

Com background em Marketing pela Universidade de São Paulo, trabalhou em Boston na ponte entre o mercado e o conhecimento acadêmico no estado de Massachusetts. Atuou nos últimos anos como CEO de uma empresa que utiliza a luz em tratamentos contra a dor, a Bright Photomedicine - tudo com tecnologia produzida a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras. Aqui no Brasil, trabalha na Agência USP de Inovação, que cumpre o papel de transformar o conhecimento produzido na academia em produtos acessíveis para a sociedade, atua na Jacarandá, uma consultoria hands on de projetos em inovação e empreendedorismo para universidades e empresas e é a atual Vice-Presidente da SciBr Foundation, uma non-profit localizada em Boston, MA que tem como missão conectar e fortalecer a inovação tecnológica entre Brasil e os EUA.

Natália Aurora dos Santos

Engenheira Biomédica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica pelo Grupo de Biomecânica e Forense da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em parceria com o Hospital Municipal de São José dos Campos, desenvolve o projeto HIP3D de órtese de quadril infantil produzida por manufatura aditiva para tratamento de displasia.

Pedro Colombo

é formado pela Escola Politécnica da USP em Engenharia Química. Apaixonado por tecnologia, sempre trabalhou com programação, inclusive ao estagiar em 2010/2011, no projeto BioKren como desenvolvedor em C++ para um método FUG na Polytechnic de Montreal, Canadá. Ao se formar em 2013 fundou a empresa Keenesys que desenvolvia softwares empresariais em cloud e dispositivos IoT. Em 2014, sofreu um AVC no tronco cerebral, debilitando-o motora e visualmente. Atualmente é o CEO e fundador da InCloude e segue em reabilitação.

Pedro Guimarães

Executivo de desenvolvimento de negócios, com quase 40 anos de experiência cobrindo TI, RH e Outsourcing. Atuou em diversos segmentos, tais como Finanças, Varejo, Oil&Gas, Indústria e outros. é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ, e passou por grandes multinacionais tais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), AIG Companies, Manpower Group e Xerox. Hoje é Diretor Regional do Instituto Handsfree de Tecnologias Assistivas.

Silvana Aparecida Ribeiro

Carreira profissional desenvolvida em empresas globais (IBM, Nortel Networks) ocupando cargos de Desenvolvedora de Software, Delivery Manager e Mobile Leader for CIO Office. Experiência em trabalhar com equipes multiculturais em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na América do Norte, China e índia e nas principais equipes Agile.

Vitor Yamashita Akamine

Estudante de Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP. Possui formação técnica em mecânica pelo Instituto Federal de São Paulo (IF-SP). Dentro da faculdade participou do desenvolvimento de uma prótese de baixo custo que o introduziu às tecnologias assistivas. Co-desenvolve o TOGOTOY, brinquedo inclusivo para crianças com deficiência visual que nasceu em um FabLab Livre SP. Além do TOGOTOY, seus interesses por empreendedorismo social, educação e inovação o levaram a atuar em outros projetos. Dentre eles, trabalhou na gestão da ONG Um Litro de Luz na área de Projetos Estratégicos.

Borda da pgina