Imagem enfeite de um clips

PALESTRANTES

Alessandro Bueno Tavares

Publicitário e pedagogo, com mais de 20 anos de experiência em soluções de Produtividade, Colaboração, Business Intelligence, Windows, Mobilidade e Cloud Computing. Trabalha há 17 anos na Microsoft, passando por posições como Especialista de Soluções, Gerente de Soluções, Gerente de Marketing do Windows e Gerente de Marketing para o segmento de grandes empresas. Atualmente, é Gerente do Time de Desenvolvimento de Negócios com Foco em Inovação.

André Chou

Designer de interfaces e desenvolvedor front-end, é graduado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (FAU/USP). Desenvolve sites, aplicativos e identidade visuais para clientes como Artikin, Spotify e Arquigrafia (plataforma desenvolvida dentro da FAU/USP). Atualmente, atua como designer na prefeitura de São Paulo, no setor de habitação, desenvolvendo toda a comunicação digital do Habitasampa e dos sistemas internos de gerenciamento de habitações sociais.

Anna Livia Arida

Advogada formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Direito Econômico. Foi pesquisadora da Human Rights Watch, Conectas Direitos Humanos e Movimento Mundial pela infância. Foi coordenadora da Move, consultoria especializada em avaliação de impacto de projetos socioambientais. É fundadora e Diretora Executiva da Minha Sampa e faz parte do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil.

Bruno Mahfuz

Paulistano, 32 anos, cadeirante desde os 17, formado em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão de Marcas. Sócio fundador do “Guia de Rodas”, plataforma colaborativa para avaliação e consulta da acessibilidade de estabelecimentos para pessoas com dificuldade de locomoção.

Caio Vassão

Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e pós-doutorando na mesma instituição. Pesquisa a chamada "Cidade Distribuída", uma leitura ampliada quanto à  presença da telecomunicação no cotidiano urbano. Atua em processos de construção comunitária e colaborativa de tecnologias e métodos inovadores. É professor em diversas instituições, tendo passado pelo Senac, Instituto Faber-Ludens e Istituto Europeo di Design.

Carlos Alberto Neves Torres

Formado em Tecnologia em Eletrotécnica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalha no Poupatempo desde 2000 e atuou nas áreas de Pesquisa, Estatística e de Serviços Eletrônicos. Atualmente, trabalha na área de Tecnologia e Inovação da Superintendência de Novos Projetos do Poupatempo, onde participa de vários projetos que propõem novas soluções na prestação de serviços públicos.

Caroline Dalmolin

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Após a graduação, entrou no Programa de Desenvolvimento de Liderança em RH da IBM, onde teve a oportunidade de apresentar um projeto estratégico para a liderança corporativa da IBM em Armonk, Nova Iorque, bem como realizar rotações em diferentes áreas de RH. Atualmente, é Gerente de Programa de Cidades Digitais na IBM, um projeto que cria hubs digitais de empreendedorismo por todo o Brasil, em parceria com prefeituras e empreendedores locais.

Claudia de Andrade Tambascia

Graduada em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/Campinas), mestre em Ciência da Computação e Automação Industrial pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou na área de Interface Homem-Computador, Acessibilidade, Usabilidade, Educação e Inclusão Digital. É Coordenadora de projetos da Fundação de Apoio a Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI), atuando na gestão e prospecção de novos projetos junto ao CTI Renato Archer, na área de Tecnologia Assistiva, Experiência do Usuário e Setor Elétrico.

Denise Hiroko Yuki

Graduada em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Tem 18 anos de experiência em desenvolvimento de software. Atualmente coordena projetos de desenvolvimento de aplicações acessíveis para dispositivos móveis no SIDI (Samsung Instituto de Desenvolvimento para Informática).

Eduardo de Senzi Zancul

Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Formado em Engenharia Mecânica, tem mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador na RWTH Aachen University (Alemanha) e visiting scholar na Stanford University (EUA). Na POLI/USP foi um dos fundadores e é um dos coordenadores do InovaLab@POLI e do Núcleo de Pesquisas em Tecnologia Assistiva para o Transporte Aéreo.

Eduardo Henrique de Azevedo

Assessor na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Durante a graduação, atuou em projeto de extensão universitária, pesquisa científica, monitoria e estagiou na Unilever, em Vlaardingen, com Pesquisa e Desenvolvimento. Além disso, foi trainee da turma 2015 do Vetor Brasil.

Fabio Kon

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), tendo concluído mestrado na mesma instituição em Ciência da Computação. Doutor pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA (2000), onde também realizou pós-doutoramento. É professor titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É Coordenador Adjunto de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Felipe Fontes

Atuou em grandes companhias como Itaú-Unibanco, Embratel, Oi, Azul Linhas Aéreas e General Electric. Em 2012 criou a Consur, um escritório de consultoria e desenvolvimento de novos negócios (www.consur.com.br). Atuou na gestão estratégica de médias empresas como Wi2Be, Grupo GBF, e fundou ou colaborou na fundação de novas startups como a Convenié, Mundo Irys e Alfaluxo. Atualmente, é dedicado à  gestão da NEARBEE (www.nearbee.com.br), uma empresa de tecnologia com um profundo propósito de impacto social.

Felipe Oliveira

Formado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade Propaganda, pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Possui 8 anos de experiência no mercado de agências de comunicação, desenvolvendo projetos de inovação e tecnologia para empresas como Nike, Oi, Red Bull, Lacoste, Google, Grendene e Globosat. Em 2014 cofundou a Gama.tv, um negócio social destinado a promover informação inclusiva para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Fernanda Jordani Barbosa Harada

Doutora em Ciências Visuais e Design Inclusivo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com licenciatura em Design Industrial na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e especialização em Design de Interiores pela mesma instituição. Atualmente, é designer colaboradora do Institute for Human Centered Design em Boston/EUA, onde trabalha e pesquisa junto ao User/Expert Lab, desenvolvendo soluções inclusivas/universais inserindo o usuário em todos as fases do projeto de design.

Gabriel Reganati

Formado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). Premiado na competição de inovação, Imagine Cup, promovida pela Microsoft com sistema focado em deficientes visuais, cidades inteligentes e mobilidade. Tem 5 anos de experiência com liderança de equipes de TI e desenvolvimento de sistemas web e mobile, juntamente com a publicação de artigo direcionado a pessoas com deficiência visual e sistemas colaborativos.

Igor Guadalupe Coelho

Diretor Executivo da Jungle Games, empresa atualmente participante do programa Start-ed da Fundação Lemman, focada na adaptação de conteúdos pedagógicos e criação de objetos digitais de aprendizagem para pessoas com deficiência. Foi membro do Conselho de Administração do Centev (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Viçosa e Região) e Presidente do Conselho Municipal de Inovação Tecnológica e da Viçosatec (Associação de Empresas de Base Tecnológica de Viçosa).

James Thurston

Vice Presidente da Global Initiative for Inclusive ICTs (G3ict), órgão ligado à Organização das Nações Unidas e especializada em estudos, pesquisas e elaboração de protocolos e modelos de políticas públicas para acessibilidade em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Possui experiência administrativa nos setores público (estadual e federal) e privado. Foi Diretor da Política Internacional de Acessibilidade da Microsoft, Gerente Sênior da Iniciativa Nacional para o Desenvolvimento Tecnológico e Econômico do Governo dos EUA, bem como atuou na Associação Internacional de Indústrias de Tecnologia.

Luciano Telesca Mota

Formado em Administração de Empresas e em Ciência da Computação pela Universidades Federal de Pelotas. Estudou na Universidade Saint Johns, em Nova Iorque, e na Universidade de Stanford, no Vale do Silício, Califórnia. É idealizador e Diretor Administrativo da Associação Rede CsF, rede brasileira formada por estudantes com experiência internacional e que atua em 23 estados. Fundou a startup Parknet, solução para facilitar a vida das pessoas na hora de estacionar.

Marcelo Archanjo José

Engenheiro eletricista (especialidade Eletrônica), possui mestrado em Engenharia de Processamento de Imagens e doutorado em Ciências (interface humano-computador para pessoas com tetraplegia) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) na área de sistemas eletrônicos. Atua como pesquisador doutor em tecnologias para educação e acessibilidade no Laboratório de Sistemas Integráveis da USP e desenvolve seu pós-doutorado em interface humano-máquina para pessoas com tetraplegia.

Maria de Fátima Alves Ferreira

Coordenadora de Compras Eletrônicas e de Entidades Descentralizadas, na Secretaria da Fazenda, pela Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo (BEC/SP). Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Controladoria Governamental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atua na gestão de projetos internacionais financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e participa de grupos de trabalho no âmbito da modernização na área de compras governamentais e regulamentação de licitações sustentáveis.

Michel Costa

Empreendedor serial, formado em administração de empresas, especializou-se em meios de pagamento para mobilidade urbana. Membro da União Internacional de Transporte de Passageiros (UITP), atuou como diretor das maiores empresas do segmento de distribuição de créditos para transporte público do país. É fundador do grupo ITS Tecnologia e criou a plataforma "Recarga Agora", plataforma de distribuição de créditos eletrônicos de transporte em plataforma mobile. Atualmente, está focado na 4Mobility, ecossistema de mobilidade urbana da 4all, primeira plataforma all-in-one da América Latina.

Rawlinson Peter Terrabuio

Cofundador e Diretor de Marketing da BEENOCULUS. Filósofo e empreendedor com vasta experiência no mercado de tecnologia da informação e comunicação, nos últimos 20 anos criou empresas inovadoras nas áreas de sistemas de energia (T&T Company Brasil), eletrônica embarcada (TWT Embedded Solutions) e software houses (E-DUC e BEETECH). Administrador de empresas, Ex-Presidente do Parque de Software de Curitiba (gestão 2014-2016).

Regina Atalla

Jornalista, com experiência de 25 anos em direitos humanos das pessoas com deficiência. Atuou como Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e Presidente da Rede Latino-Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (RIADIS), onde, atualmente, é Vice-Presidente. Participou ativamente do processo de elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas.

Reinaldo Ferraz

Especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil. Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha há mais de 12 anos com desenvolvimento web. Coordenador do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web e do Grupo de Trabalho em Acessibilidade na Web e representante do W3C Brasil em plenárias técnicas do W3C.

Renata Beltrão

Coordenadora de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo desde 2014, onde atua no alinhamento das ações de comunicação das 20 organizações sociais de cultura parceiras da Pasta. É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em gestão pública pela Faculdade de Administração de Pernambuco.

Roberto Speicys Cardoso

Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6. Fundou as empresas Ambientic em Paris e Scipopulis em São Paulo, e acredita que informação acessível e de qualidade é fundamental para revolucionar a experiência de uso do transporte público nas grandes cidades brasileiras.

Silvana Pereira Gimenes

Bacharel em Ciências Políticas e Sociais, Mestre em Administração – Gestão e Regionalidade – Políticas de Gênero. Como funcionária pública da Prefeitura de Santo André, atuou com planejamento e informação de 1991 a 2006 e foi Gestora de políticas afirmativas entre 2006 e 2011. Atualmente, é Assessora de Culturas para Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, atuando na promoção e difusão da cultura dos segmentos Negro, Indígena, Pessoa com Deficiência, Gênero, LGBT e Quilombolas.

Thiago Rondon

Diretor Executivo na startup Studio EOKOE, que é cofundadora de empresas com base tecnológica para organizar mercados e relacionamentos. Fundador do AppCívico, que tem a missão de promover o desenvolvimento e a utilização de tecnologias livres com o objetivo de impactar realidades e causas sociais através de soluções para expandir a atuação de gestores públicos, políticos e organizações sociais na América Latina. Também é coordenador do Gastos Abertos da Open Knowledge Brasil.