Imagem enfeite de um clips

9º Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência

“Da ideia ao produto: caminhos para chegar ao mercado”

07 de novembro de 2017

9h às 18h

Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, nº 150 – Bela Vista – São Paulo/SP


A pesquisa em Tecnologia Assistiva ganhou, notadamente, mais espaço nas instituições de ensino e pesquisa do país e, em especial, no âmbito do Estado de São Paulo. Prova disso são as diversas soluções e protótipos já apresentados nas edições anteriores do Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência.

Contudo, nem sempre as boas ideias mostram-se economicamente viáveis e muitas não se transformam em produtos de mercado.

Neste contexto, o evento deste ano vai reunir instituições de ensino e pesquisa, agências de fomento, empresas já consolidadas, startups e consultores para debater as principais dificuldades e apresentar atalhos para que projetos obtenham financiamento e se tornem produtos.



PROGRAMAÇÃO


09h00: Abertura


09h30 – Mesa Redonda:

“O que temos? O que nos falta” – Um olhar sobre a pesquisa e inovação em Tecnologia Assistiva.
Debate sobre a evolução da pesquisa e do mercado de Tecnologia Assistiva no Estado de São Paulo e no Brasil, com participação de empresas do setor, representantes de instituições de pesquisa e agências de fomento.



10h30 – Mesa Redonda:

“Recursos à espera de bons projetos“
Segredos para um bom projeto e sucesso junto às agências de fomento à pesquisa em Tecnologia Assistiva.

Representantes de agências de fomento falam da participação dos projetos de Tecnologia Assistiva em suas linhas de auxílio/financiamento, bem como sobre os principais problemas encontrados nos projetos reprovados e conselhos para uma boa aplicação.
Será abordado o planejamento de novo edital do PIPE/FAPESP específico para financiar projetos em Tecnologia Assistiva.



14h00 – “Shark Tank” Tecnologia Assistiva

Apresentação de projetos de Tecnologia Assistiva previamente selecionados para grupo composto por representantes de empresas (da área ou não), startups, consultores e agências de fomento, no intuito de obter críticas construtivas e debater os principais pontos para um projeto com potencial de mercado.


Avaliadores:

Apresentadores:

16h00 – Pesquisas em Tecnologia Assistiva que se tornaram produtos.

Apresentação de alguns casos de pesquisas em instituições que se tornaram produtos no mercado.